A entidade que gere os fundos do Programa Sustentável 2030 – 3.105 milhões de fundos comunitários para projetos na área da ação climática, ambiente, mobilidade urbana sustentável e melhoria da conectividade - encomendou ao Instituto Superior Técnico (IST) uma ferramenta inovadora para o cálculo de emissões de gases com efeito de estufa (GEE).
A calculadora de emissões de GEE foi desenvolvida de acordo com termos de referência definidos pela Agência Portuguesa do Ambiente e encontra-se disponível no site do Sustentável 2030 na sessão de apresentação, a AG do Sustentável incentivou todos os seus beneficiários a tirarem partido desta ferramenta e destacou que a mesma poderia ser utilizada por todos os beneficiários dos programas do Portugal2030, mas não só, no cálculo do balanço das emissões dos seus projetos.
A Calculadora destina-se a uma ampla gama de projetos, sendo especialmente útil em setores como Energia, Construção, Transporte e Agricultura. A ferramenta está adaptada para projetos que envolvam o uso e produção intensiva de Energia, incluindo aqueles com emissões substanciais decorrentes do uso de energia (EDUE), como grandes infraestruturas industriais e projetos de desenvolvimento urbano. Além de servir como um instrumento rigoroso de monitorização ambiental, a Calculadora poderá ser um excelente apoio no cumprimento da regulamentação ambiental e poderá ser um instrumento mobilizador de uma participação ativa na luta contra as mudanças climáticas.
Desenvolvida para fazer face a uma lacuna sentida pela AG do Sustentável 2030 no acompanhamento das emissões resultantes dos projetos financiados, será – já confirmado pela Agência Portuguesa do Ambiente - um excelente auxiliar na Avaliação de Impacte Ambiental, na medida que calcula tanto emissões diretas como indiretas de GEE, abarcando diversas fases de projeto, desde a construção até a operação e eventual desativação.
Esta inovação chega num momento crucial, quando Portugal redobra esforços para cumprir os compromissos da transição energética e climática estabelecidos pela União Europeia. Da parceria entre quem financia e quem responde pela política pública resulta uma ferramenta que marca um avanço importante rumo a um futuro mais sustentável.
Acesso à ferramenta calculadora de emissões de GEE
Consulte o Manual do utilizador
Assista aqui a Sessão de Apresentação que decorreu no passado dia 15 de maio
Fonte: Sustentável 2030