Sustentável 2030 anuncia a abertura de 5 avisos para apresentação de candidaturas para financiamento de projetos no setor dos transportes
O investimento em infraestruturas de transporte sustentáveis é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento do nosso país, potenciando a mobilidade de pessoas e bens, garantindo o desenvolvimento económico e a coesão social do território.
O reforço da oferta de transportes públicos coletivos mais eficientes e ambientalmente sustentáveis, em particular nas zonas urbanas de maior densidade populacional é crucial para melhorar a qualidade de vida nas cidades, para promover a sua descarbonização, para melhorar o espaço urbano e para diminuir a poluição sonora e ambiental.
Conheça os novos Avisos:
Linha Norte - Ramal de Alfarelos - Troço Verride - Marujal
Prioridade: 3A. - Redes de Transporte Ferroviário
Encontra-se aberto, até 31 de dezembro de 2024, o aviso de candidatura para apoiar a duplicação e modernização da via existente do Ramal de Alfarelos, no troço Verride/Marujal.
As ações abrangidas por este aviso incluem a construção e renovação de via ferroviária, a eletrificação da via ferroviária, e ainda o Sistema de Sinalização e Telecomunicações.
Com a execução deste projeto será possível aumentar a capacidade e a fiabilidade da exploração ferroviária, reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, reforçar a atratividade do meio de transporte ferroviário, reduzir a sinistralidade, o congestionamento e reforçar a segurança, assim como reduzir o tempo de viagem.
A taxa de cofinanciamento por Fundo de Coesão será de 85%.
Linha do Norte: Troço Santana/Cartaxo - Entroncamento (2.ª Fase)
Prioridade 3A. - Redes de Transporte Ferroviário
Este aviso, que se encontra aberto até 31 de dezembro de 2024, visa o reforço da capacidade da infraestrutura ferroviária no Eixo Porto – Lisboa, para a conclusão da operação “Linha do Norte-Modernização do troço Santana/Cartaxo-Entroncamento”, cuja 1ª fase foi financiada no período de programação do PORTUGAL 2020, pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE).
As ações abrangidas por este aviso incluem a construção e renovação de via ferroviária, a eletrificação da via ferroviária, e ainda o Sistema de Sinalização e Telecomunicações.
A taxa de cofinanciamento por Fundo de Coesão será de 85%.
Sistema de Mobilidade do Mondego – Aplicação de um Sistema MetroBus (2ª fase) e Modernização da Linha Ferroviária de Cascais (2ª fase).
Prioridade 2.B. Mobilidade Urbana Sustentável
Encontra-se aberto, até 20 de setembro de 2024, o aviso de candidatura para a conclusão das operações (segundas fases) do Sistema de Mobilidade do Mondego – Aplicação de um Sistema MetroBus e Modernização da Linha Ferroviária de Cascais, cujas primeiras fases foram financiadas no período de programação do Portugal 2020, através do Programa Operacional Temático Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
Este projeto visa a criação de uma ligação de transporte público entre Coimbra e os concelhos limítrofes (Miranda do Corvo e Lousã), através de um sistema de “Metrobus”, que consiste na implementação de um serviço tipo BRT (Bus Rapid Transit), com tração elétrica no antigo ramal Ferroviário da Lousã e na Área Urbana de Coimbra, num percurso previsto de 43 Km, ligando Serpins, Lousã e Miranda do Corvo a Coimbra, servindo a estação de Coimbra B e a zona dos Hospitais. Este projeto visa adaptar o antigo canal ferroviário e a malha urbana de Coimbra para a instalação de uma solução BRT, com canal dedicado.
A taxa de cofinanciamento do Fundo de Coesão será de 85%.
Extensão do Metro do Porto: Linha Rosa (Casa da Música – São Bento) (2.ª Fase)
Prioridade 2.B. Mobilidade Urbana Sustentável
Encontra-se aberto, até 20 de setembro de 2024, o aviso de candidatura para Expansão das redes de transporte de passageiros de elevada capacidade (incluindo a aquisição de material circulante), para a conclusão da 2ª fase da operação - Extensão do Metro do Porto: Linha Rosa (Casa da Música – São Bento), cuja 1ª fase foi financiada no período de programação Portugal 2020, através do Programa Operacional Temático Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
Este projeto visa a criação de infraestruturas que permitam a circulação de veículos de metro ligeiro, já existentes e a adquirir, e novas estações que permitirão o ingresso e o regresso de passageiros em pontos intermédios.
A taxa de cofinanciamento do Fundo de Coesão será de 85%.
Aquisição de Material Circulante para transporte público coletivo de baixo carbono (15 elétricos)
Prioridade 2B - Mobilidade Urbana Sustentável
Encontra-se aberto, até 15 de julho de 2024, o aviso de candidatura para aquisição de material circulante: elétricos articulados, para utilização na Área Metropolitana de Lisboa, que irá dar resposta à procura existente e ao alargamento previsto da rede de elétricos, em extensão quilométrica e em frequência do serviço a oferecer, contribuindo para a transição energética.
A taxa de cofinanciamento do Fundo de Coesão será de 85%.
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