Finalidades e objetivos Os investimentos visam completar a modernização e eletrificação da rede ferroviária nacional e aumentar a capacidade nos territórios de maior procura, bem como apoiar a intermodalidade para passageiros e mercadorias, incluindo ligações ferroviárias aos portos da Rede Transeuropia de Transportes, contribuindo de forma significativa para completar as infraestruturas de transporte pertencentes à RTE-T, priorizando a rede principal e implementando a eletromobilidade e a interoperabilidade da rede ferroviária global RTE-T, nomeadamente:
– No que respeita à Linha do Sul: Porto de Setúbal e Praias do Sado, pretende-se estabelecer uma nova ligação entre o Porto de Setúbal (a poente) e de um feixe de linhas na Cachofarra para receção/expedição (a nascente), incluindo supressão da Passagem de Nível da Cachofarra, visando melhorar as condições do transporte multimodal, potenciando a capacidade ferroviária do ramal de acesso aos terminais do Porto de Setúbal, através da eliminação de restrições operacionais e funcionais designadamente condicionantes de acesso e/ou movimentação nos feixes de receção/expedição e limitações ao nível dos comprimentos úteis das linhas dos feixes de carga/descarga;
– No que respeita à Linha de Leixões, pretende-se melhorar as condições do transporte multimodal, potenciando a capacidade da Linha de Leixões, através da eliminação de restrições operacionais e funcionais designadamente condicionantes de acesso e/ou movimentação nos feixes de receção/expedição e limitações ao nível dos comprimentos úteis das linhas dos feixes de carga/descarga, aumento da fiabilidade da exploração ferroviária e da respetiva capacidade, nomeadamente para permitir a circulação de comboios de mercadorias até 750m, incluindo intervenção nas estações de Contumil, S. Mamede de Infesta e no feixe de receção/expedição em Leixões, bem como a instalação de novos sistemas de sinalização, telecomunicações e eletrificação e, ainda, supressão de passagens desniveladas e atravessamentos existentes.