Realizou-se hoje a 7.ª Reunião do Comité de Acompanhamento do Sustentável 2030, uma sessão dedicada ao ponto de situação e perspetivas para o futuro pós-reprogramação.
Foi apresentado, pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), um cenário pós-reprogramação, que deu a conhecer as principais prioridades do setor nas novas áreas de intervenção do Programa – gestão de resíduos, ciclo urbano da água, riscos de cheias e inundações e resiliência hídrica.
Foi ainda apresentada a Avaliação da Operacionalização do Sustentável 2030, que permitiu uma reflexão aprofundada sobre o seu desempenho e desafios.
Esta reunião constituiu, assim, num momento relevante para o cumprimento das competências do Comité de Acompanhamento, nomeadamente a análise de matérias que influenciam o desenvolvimento e a implementação do Sustentável 2030.
Como é habitual, os membros do Comité tiveram a oportunidade de visitar um dos programas cofinanciados pelo Sustentável 2030, que desta vez foi a Extensão do Metropolitano de Lisboa, que irá permitir o prolongamento da estação Rato (da linha Amarela) à estação Cais do Sodré (da linha Verde) com duas novas estações: Estrela e Santos.
Este é um projeto estruturante para a mobilidade urbana na cidade de Lisboa, que conta com financiamento dos Fundos Europeus em ambas as fases de desenvolvimento.
Para saber mais sobre este projeto, visite a página do Metropolitano de Lisboa.



