Finalidades e objetivos A 2ª Fase da Construção do Sistema de Mobilidade do Mondego– Aplicação de um sistema Metrobus, visa a conclusão dos trabalhos deste projeto cuja 1ª fase (POSEUR-01-1407-FC-000060 Sistema de Mobilidade do Mondego – Aplicação de um Sistema MetroBus) foi financiada pelo Portugal 2020 (POSEUR), incluindo as despesas que foram faturadas e pagas até 31-12-2023. Os investimentos abrangidos pela 2ª fase correspondem às despesas faturadas e pagas a partir de 1 de janeiro de 2024.
Este projeto visa a criação de uma ligação de transporte público entre Coimbra e os concelhos limítrofes (Miranda do Corvo e Lousã), através de um sistema de “Metrobus”, o qual consiste na implementação de um serviço tipo BRT (Bus Rapid Transit), com tração elétrica no antigo ramal Ferroviário da Lousã e na Área Urbana de Coimbra, num percurso previsto de 43 Km, ligando Serpins, Lousã e Miranda do Corvo a Coimbra, servindo a estação de Coimbra B e a zona dos Hospitais. Este projeto visa adaptar o antigo canal ferroviário e a malha urbana de Coimbra para a instalação de uma solução BRT, com canal dedicado;
A 2ª fase da Modernização da infraestrutura ferroviária da Linha de Cascais, visa a conclusão dos trabalhos deste projeto cuja 1ª fase (POSEUR-01-1407-FC-000058 Modernização da Linha Ferroviária de Cascais) foi financiada pelo Portugal 2020 (POSEUR), incluindo as despesas que foram faturadas e pagas até 31-12-2023. Os investimentos abrangidos pela 2ª fase correspondem às despesas faturadas e pagas a partir de 1 de janeiro de 2024.
Este projeto tem como finalidade um serviço de transporte mais eficiente, fiável, acessível e interoperável, de modo a reduzir o consumo de energia de tração e compatibilizar a linha com a restante Rede Ferroviária Nacional, prevendo-se as seguintes intervenções, entre outras: Substituição do sistema de alimentação de energia elétrica (Catenária); Construção de nova Subestação de Tração em Sete Rios (SST); Renovação de estações e melhoria de sistemas de interface com outros modos de transporte (Estações); Modernização pontual e reabilitação da infra e superestrutura de via e taludes (Via); Intervenções em pontos críticos, nomeadamente atravessamentos e passagem de nível rodoviária (PN).