No concelho da Figueira da Foz, entre Cova-Gala e a Costa de Lavos, está em curso uma das maiores intervenções de proteção costeira alguma vez realizadas em Portugal. O projeto, liderado pela Agência Portuguesa do Ambiente e cofinanciado pelo Sustentável 2030, consiste numa operação de alimentação artificial das praias, reforçando a faixa litoral com areia proveniente da praia submersa em frente à Praia da Claridade.
Ao todo, serão depositados 3,3 milhões de metros cúbicos de areia, distribuídos por seis troços prioritários identificados como de elevado risco de erosão.
O objetivo é claro:
- Mitigar a erosão costeira a sul da barra da Figueira da Foz
- Reduzir o risco de galgamentos e inundações costeiras
- Repor a linha de costa e o cordão dunar
- Proteger infraestruturas costeiras, urbanas e atividades económicas locais
- Aumentar a área útil para usufruto balnear por parte da população
Tendo em conta a dimensão desta intervenção, a Agência Portuguesa do Ambiente disponibiliza a todos os interessados informação sobre a evolução deste projeto, através de um microsite e de redes sociais próprias, com informação atualizada, imagens, curiosidades e até um mapa interativo.
Existe ainda um stand informativo junto à praia, onde é possível esclarecer dúvidas sobre o projeto, que obriga à interdição temporária de algumas áreas.
🔗 Microsite: https://apambiente.pt/intervencao-costeira-cova-gala-lavos