O Programa Sustentável 2030 participa esta quarta-feira no 3º Diálogo sobre Clima e Energia, no âmbito da iniciativa apoiada pelo projeto NECPlatform, com vista à criação e gestão de Plataformas permanentes de Diálogo sobre Clima e Energia (DCE). As oportunidades de financiamento do Sustentável 2030 serão o foco das participações de Pedro Cardoso e Rita Pereira, Secretários Técnicos do Programa Sustentável 2030 na reunião que hoje decorre em Lisboa.
Esta participação enquadra-se numa série de seis diálogos sobre Clima e Energia, que terão lugar até fevereiro de 2025 no âmbito do projeto NECPlatform, financiado pela União Europeia, com o objetivo de promover um intercâmbio construtivo entre diferentes níveis administrativos nacionais e regionais, para assim atingir objetivos climáticos e energéticos comuns. Estas reuniões terão a mediação da ZERO – Associação Sistema Terreste Sustentável, enquanto parceiro do projeto NECPlatform, e contarão com a participação das entidades públicas responsáveis pelo processo de revisão do PNEC, entidades relevantes no contexto do desenvolvimento de estratégias de energia e Clima, bem como representantes dos níveis administrativos regionais/locais (por exemplo, municípios e entidades intermunicipais).
As sessões estão estruturadas para abordar áreas políticas específicas, como mobilidade e eficiência energética, contribuindo para a cocriação de estratégias climáticas e energéticas coerentes. As agendas de cada encontro são acordadas com os participantes e comunicadas antecipadamente, garantindo uma preparação adequada para as discussões.
Objetivos da Iniciativa:
- Desenvolvimento de uma Nova Metodologia: Propor e implementar uma metodologia contínua de intercâmbio que coordene e alinhe estratégias de energia e clima entre diferentes níveis administrativos.
- Sinergias e Coordenação: Explorar sinergias entre diversos atores e níveis administrativos para enfrentar as alterações climáticas de maneira coerente e concertada.
- Recolha de Contributos: Capitalizar a experiência das administrações regionais e locais, bem como de outros intervenientes relevantes, para alimentar a revisão do PNEC.
O projeto NECPlatform visa apoiar seis Estados-Membros da UE (Bulgária,Croácia, França, Itália, Portugal e Roménia) na criação e gestão de Diálogos sobre Clima e Energia (DCE), plataformas de intercâmbio de múltiplos intervenientes e multinível, apoiando a nível nacional o desenvolvimento e monitorização das políticas energéticas e climáticas nacionais, incluindo a atualização dos PNEC.
Fonte: Sustentável 2030