Sustentável 2030 participa em reunião da ENEA-MA e apresenta projeto da ETAR de Vila Real de Santo António

30 Out, 2025

A Rede Europeia de Autoridades Ambientais e Autoridades de Gestão (ENEA-MA) foi criada em 2008 e constitui-se como um fórum de partilha de experiências entre Autoridades Ambientais e as Autoridades de Gestão, com o objetivo de integrar as dimensões ambientais nos programas e projetos da Política de Coesão.

Na mais recente reunião da ENEA-MA, que se realizou em Praga, as autoridades participantes debateram diversos temas estratégicos, com destaque para a resiliência hídrica, considerada uma prioridade nas atuais políticas europeias.

Durante o encontro, foi apresentada a Estratégia para a Resiliência dos Recursos Hídricos, recentemente aprovada pela União Europeia e que assenta em três grandes objetivos:

– Restaurar e proteger o ciclo da água como base para um abastecimento de água sustentável;

– Construir uma economia inteligente no domínio da água, juntamente com os cidadãos e os agentes económicos;

– Garantir água limpa e a preços acessíveis e saneamento para todos e de forma permanente, e capacitar os cidadãos para a resiliência hídrica.

Considerando que a região do Algarve tem sido fortemente afetada por fenómenos de seca e que a escassez hídrica é uma realidade naquele território, o Sustentável 2030 apresentou um projeto de aproveitamento de águas residuais para reutilização, cofinanciado por Fundos Europeus através do POSEUR e implementado na ETAR de Vila Real de Santo António.

A apresentação deste projeto, que se enquadra no contexto da resiliência hídrica e da utilização eficiente do recurso água, permitiu também fazer a ligação a novas áreas de intervenção do Sustentável 2030, que estão previstas no âmbito da sua reprogramação. Neste âmbito, a gestão eficiente da água assume uma importância acrescida.

Saiba mais sobre este e outros projetos semelhantes na região do Algarve no website da Águas do Algarve.

Últimas notícias

Sistema de Mobilidade do Mondego arranca hoje com viagens gratuitas

Sistema de Mobilidade do Mondego arranca hoje com viagens gratuitas

A primeira fase do Sistema de Mobilidade do Mondego entra hoje em funcionamento, oferecendo um serviço gratuito até ao final do mês de dezembro. Esta é uma Operação de Importância Estratégica do Sustentável 2030! Após uma Operação Preliminar, o Sistema de Mobilidade...