Sistema de Mobilidade do Mondego arranca hoje com viagens gratuitas

16 Dez, 2025

A primeira fase do Sistema de Mobilidade do Mondego entra hoje em funcionamento, oferecendo um serviço gratuito até ao final do mês de dezembro. Esta é uma Operação de Importância Estratégica do Sustentável 2030!

Após uma Operação Preliminar, o Sistema de Mobilidade do Mondego está agora pronto para servir a população, promovendo uma mobilidade mais sustentável e integrada na região.

Este novo sistema conta com um financiamento de 168 milhões do Fundo de Coesão, num investimento total de cerca de 210 milhões de euros, através do POSEUR (Portugal 2020) e do Sustentável 2030 (Portugal 2030).

Desenvolvido pela Infraestruturas de Portugal e pela Metro-Mondego, o projeto incluiu a adaptação do antigo canal ferroviário para um sistema BRT (Bus Rapid Transit), a requalificação do espaço público urbano de Coimbra e a aquisição de 35 autocarros elétricos, que irão operar de forma integrada com outros modos de transporte urbano. Estima-se que o sistema transporte cerca de 13 milhões de passageiros por ano, abrangendo os concelhos de Lousã, Miranda do Corvo e Coimbra.

O Sistema de Mobilidade do Mondego representa um contributo relevante para a redução das emissões de Gases com Efeitos de Estufa e para a melhoria da qualidade do ar, reforçando o compromisso com a mobilidade verde.

 

Últimas notícias