Mostra e Prémios dos Fundos Europeus em destaque na cidade de Coimbra

10 Dez, 2025

A Mostra dos Fundos Europeus voltou a abrir portas ao público para dar a conhecer projetos que estão a transformar os territórios e as comunidades com o apoio da União Europeia.

Este ano, foi a cidade de Coimbra a acolher o evento, que reuniu stands dos Programas do Portugal 2030 e de projetos apoiados, mesas-redondas, várias sessões de esclarecimento e apresentações de projetos.

A participação do Sustentável 2030 contou com a colaboração de três beneficiários, a Metro-Mondego e a Infraestruturas de Portugal que apresentaram o projeto do Sistema de Mobilidade do Mondego, e a Agência Portuguesa do Ambiente, que apresentou projeto de proteção e defesa do litoral, com especial destaque para a empreitada de alimentação artificial de praia no troço costeiro a sul da Figueira da Foz (Cova-Gala – Costa de Lavos).

Estas participações permitiram demonstrar, de forma concreta, como os Fundos Europeus estão a promover uma mobilidade urbana mais sustentável e a proteger o litoral da região Centro.

Além da presença com um stand, o Sustentável 2030 integrou a Mesa-redonda “O que vai mudar no Portugal 2030”, contribuindo para o debate sobre prioridades e desafios futuros, e a Sessão de Esclarecimento “Como evitar erros na contratação”, dedicada a apoiar entidades beneficiárias.

 O último dia da Mostra foi dedicado à entrega dos Prémios dos Fundos Europeus, que distinguem projetos inovadores e transformadores.

O PO SEUR destacou-se com três projetos finalistas e dois vencedores.

A Extensão da Linha Amarela do Metro do Porto (Santo Ovídio – Vila D’Este) venceu a Categoria PORTUGAL + VERDE e o Sistema de Videovigilância e Deteção Automática de Incêndios como Componente de Apoio à Decisão, da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, venceu a ESCOLHA DO PÚBLICO.

O Município de Lagos, finalista, apresentou o projeto de Reabilitação e Recuperação do Cordão Dunar da Meia Praia, demonstrando como é possível proteger as praias e a biodiversidade local, mesmo nas zonas balneares mais procuradas.

 Até para o ano!

Se não teve oportunidade de visitar a Mostra dos Fundos Europeus, fique atento: para o ano há mais e o Sustentável 2030 estará novamente presente! Por um futuro com mais futuro! Por uma Europa mais verde!

Últimas notícias